sábado, 31 de outubro de 2009

Início das Leituras

Caros Amigos!

Hoje é o dia 31 de Outubro - o dia em que comemoramos a Reforma Protestante. No dia 31 de Outubro do ano 1517 Lutero pregou as 95 Teses na Porta da Igreja de Wittemberg, Alemanha, e desencadeou a Reforma que, inicialmente, não pretendia fundar uma nova igreja, mas queria discutir e resgatar alguns princípios do Evangelho e acabar com a prática da venda de indulgências. A Igreja Católica da Idade Média reconhecia apenas a Bíblia em Latim, Hebraico e Grego e as missas também eram celebradas em Latim. Por isso, o “povo comum” não tinha acesso aos conteúdos da Bíblia e do Evangelho e nem entendia a liturgia ou a prédica da missa. No decorrer da Reforma, Lutero “democratizou” ou viabilizou o acesso de quase todo o povo alemão à Bíblia quando a traduziu para o Alemão. Além disso, Lutero defendeu o Sacerdócio Geral de Todos os Crentes invés de ordenar alguns sacerdotes (ou seja mediadores) para estabelecer o contato entre os seres humanos e Deus. Em nossa compreensão luterana, não precisamos mais de mediadores, pois Cristo conquistou o acesso a Deus para nós. Através do Batismo, somos Criaturas, arte do Povo e Familiares de Deus e membros do Corpo de Cristo! Sermos todos sacerdotes tem dois lados: por um lado, não precisamos de intermediadores para termos contato e orarmos a Deus – por outro lado, todos nós somos intermediadores entre Deus e o mundo, ou seja, testemunhas que anunciam, revelam e partilham a vontade de Deus e seu amor sem fim. Mas, para assumirmos esta tarefa, é preciso conhecer cada vez melhor a vontade de Deus, aceitar o amor de Deus e estudar os planos que Deus tem para nós. Para nos aprofundar mais nestes assuntos, queremos ler toda a Bíblia, discutir sobre nossas impressões e aprender um com o outro...

Então, vamos iniciar as leituras hoje. Eis os textos indicados para os próximos dias:

31 de Outubro – Sábado – Lucas 5.27-39; Gênesis 1-2; Salmos 1

1° de Novembro – Domingo – Lucas 6.1-26; Gênesis 3-5; Salmos 2

2 de Novembro – Segunda – Lucas 6.27-49; Gênesis 6-7; Salmos 3

3 de Novembro – Terça – Lucas 7.1-17; Gênesis 8-10; Salmos 4

4 de Novembro – Quarta – Lucas 7-18-50; Gênesis 11; Salmos 5

5 de Novembro – Quinta – Lucas 8.1-25; Gênesis 12; Salmos 6

6 de Novembro – Sexta – Lucas 8.26-56; Gênesis 13-14; Salmos 7

7 de Novembro – Sábado – Lucas 9.1-27; Gênesis 15; Salmos 8

Boa leitura a todos! Qualquer impressão, descoberta, pergunta ou dúvida

– escreva um comentário aqui no site.

Abraço,

Pastor Matthias

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Registro como Seguidor/a

Caros Amigos!

Peço que todos os participantes do desafio "A Bíblia Toda" se inscrevam neste site como seguidores. Vocês encontram o botão no lado direito na parte baixa deste BLOG.
Para se registrar, é preciso ter um endereço de e-mail do google ou do yahoo. Esta conta de e-mail pode ser configurada no ato da inscrição.
Depois de se inscrever, favor enviar nome completo, telefone residencial, telefone celular e e-mail que se usa mais para o seguinte endereço: Matthias.Tolsdorf@luteranos.com.br. (Obs. favor comunicar neste e-mail se concorda ou não com o fato dos outros participantes terem acesso a estes dados).
Com estes dados em mãos, o convite para as reuniões mensais e o envio de informações se torna mais fácil.
Abraço fraterno,
P. Matthias

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bem Vindos!

Quero dar as
Boas Vindas
a todos os participantes e todas as participantes do nosso

GRANDE DESAFIO

de ler toda a Bíblia

no decorrer de um ano!

Estou confiante de que esta leitura promoverá grandes supresas,
evocará sensações diversas, despertará cada vez mais interesse de saber mais sobre a bíblia e levantará perguntas e dúvidas. Este BLOG quer ser uma ferramenta e plataforma para vocês trocarem impressões, postarem perguntas, se animarem mutuamente para não desistirem no decorrer do ano e, assim, aprenderem com e sobre a bíblia. Desejo que o Grande Desafio de ler toda a Bíblia contribua para aumentar e renovar a esperança na fé em suas vidas e espero que este BLOG possa contribuir para esta intenção.

Abraço Fraterno,
P. Matthias